A experiência e a teoria podem entrar em conflito e gerar o desânimo. Não deixe isso atrapalhar você, confira oito dicas de motivação infalíveis. Nunca subestime o poder de histórias, tanto para seu aprendizado pessoal quanto para o de seus alunos. Alunos sem educação, pais negligentes, instituições inflexíveis e as frustrações comuns a todas as profissões podem levar os professores ao desânimo. Manter-se motivado é muito importante, pois as mudanças nessas situações podem, talvez, depender de sua postura frente a essas situações. Confira:
1. Reflita: Tome o tempo necessário para refletir o significado de educação para você e qual tem sido seu papel nesse processo. Pense em histórias de sucesso que podem animá-lo e também nas lições que aprendeu com seus erros.
2. Responsabilidade: O conteúdo que é transmitido não tem importância se seus alunos não são importantes para você. Isso não quer dizer que você deve gostar de todos, mas sim que cada um está debaixo de sua responsabilidade e cuidado.
3. Histórias: Nunca subestime o poder de histórias, tanto para seu aprendizado pessoal quanto para o de seus alunos. A imaginação pode levá-los a entender aquilo que é mais difícil e abstrato. Compartilhe suas experiências com os estudantes e ouça aquilo que eles têm para contar a você.
4. Diferenças: Entenda, separe e transmita as diferenças entre uma pessoa educada e um bom profissional. Os valores que constroem seres humanos solidários fazem toda a diferença para o sucesso profissional, mas devem ser entendidos separadamente e se complementarem.
5. Divirta-se: Dê risadas, brinque. Seus alunos precisam de boas risadas tanto quanto você. A educação não está presa em formatos fixos, que não podem ser adaptados.
6. Espontaneidade: Ser responsável e confiável não significa que você não pode ser espontâneo. Essa característica é especial e muito valorizada pelos alunos.
7. Rigor: É importante que você esteja motivado para que seus alunos também se sintam assim. Coloque padrões altos para que eles estejam sempre em aprimoramento e se sintam confiantes.
8. Entenda seu papel: Pense na diferença que bons professores podem fazer para o crescimento das pessoas. Dê boas vindas a esse papel e se comprometa com ele. Seus alunos serão gratos por isso, mesmo que esse sentimento só se manifeste nos anos de maturidade.
Fonte: Universia Brasil
Um comentário:
Ser professor é o exercício da arte no universo do saber - Jonilson Cabral
Postar um comentário