1º - Reconhecer que existem conflitos na escola e compreendendo em suas
diferentes variáveis;
2º - Identificar grupos de
alunos indisciplinados e fazer intervenção pedagógica educativa, juntamente com
seus pais ou responsáveis, dialogando, no sentido de buscar soluções para a
situação-problema;
3º
- Orientar os alunos, escutando atentamente suas reclamações e sugestões, é
importante conversar e mostrar as alternativas que podem ser tomadas
preventivamente na iminência de um conflito;
4º - Estimular os alunos a
fazer suas reclamações aos professores, coordenadores, gestor da escola ou a polícia.5º - Valorizar as atitudes dos alunos que denunciam os conflitos na escola, casos de agressão, ameaça, uso de drogas, entre outros;
6º - A escola tem que deixar claro que não admite conflitos e que não tolera;
7º
- Transmitir confiança entre alunos de que a escola não é omissa e tomará todas
as medidas que coíbam qualquer conflito de diferente natureza;
8º
- Criar com os estudantes regras da boa convivência em sala de aula em
consonância com o regimento interno da escolar;
9º
- Promover palestras educativas sobre cidadania e ética, relações
interpessoais, prevenção ao uso drogas, educação no trânsito e meio ambiente,
entre outros de relevância social;
10º - Estimular lideranças
estudantis e promovendo reuniões Periódicas.
Jonilson Cabral dos Santos – 3º SGT PM
Esp.Gestão de Pessoas/Pedagogo
Um comentário:
Muita gente fala que é preciso fazer alguma coisa para inibir ou mesmo minimizar a violência na escola, mas pouca gente diz como fazer isso na prática. VALEU, CABRAL!
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