Apresentação

Bem vind@, educador@!
Este é o site de acesso às inscrições e à confirmação de matrícula do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, uma parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), executado pelo Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI)/PCL/IP da Universidade de Brasília - UnB.
O curso será realizado na modalidade a distância, entre setembro de 2012 e abril de 2013, com carga horária de 180 horas. É composto por 4 módulos temáticos e um módulo de acompanhamento à implementação do projeto de prevenção elaborado no decorrer do curso.
Prossiga em sua inscrição e mobilize outros educadores de sua escola a participarem com você!

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CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS - EDIÇÃO 2012 - CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS - EDIÇÃO 2012

Informamos que o resultado está disponível no link:
https://www.security.cespe.unb.br/cadastro

Após acessar o link o candidato deverá digitar seu CPF e senha,processo similar ao da inscrição.

Opção: CURSO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES - Confirmação de Matrícula.


Lembramos ainda que a confirmação de matricula deverá ser realizada entre os dias
14 à 19/08/12.



Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo telefone (61)3107-8912 ou pelo email: tirandoduvidas.prodequi@gmail.com

OITO DICAS INFALÍVEIS DE MOTIVAÇÃO PARA OS PROFESSORES

A experiência e a teoria podem entrar em conflito e gerar o desânimo. Não deixe isso atrapalhar você, confira oito dicas de motivação infalíveis. Nunca subestime o poder de histórias, tanto para seu aprendizado pessoal quanto para o de seus alunos.  Alunos sem educação, pais negligentes, instituições inflexíveis e as frustrações comuns a todas as profissões podem levar os professores ao desânimo. Manter-se motivado é muito importante, pois as mudanças nessas situações podem, talvez, depender de sua postura frente a essas situações. Confira:
1. Reflita: Tome o tempo necessário para refletir o significado de educação para você e qual tem sido seu papel nesse processo. Pense em histórias de sucesso que podem animá-lo e também nas lições que aprendeu com seus erros.
2. Responsabilidade: O conteúdo que é transmitido não tem importância se seus alunos não são importantes para você. Isso não quer dizer que você deve gostar de todos, mas sim que cada um está debaixo de sua responsabilidade e cuidado.
3. Histórias: Nunca subestime o poder de histórias, tanto para seu aprendizado pessoal quanto para o de seus alunos. A imaginação pode levá-los a entender aquilo que é mais difícil e abstrato. Compartilhe suas experiências com os estudantes e ouça aquilo que eles têm para contar a você.
4. Diferenças: Entenda, separe e transmita as diferenças entre uma pessoa educada e um bom profissional. Os valores que constroem seres humanos solidários fazem toda a diferença para o sucesso profissional, mas devem ser entendidos separadamente e se complementarem.
5. Divirta-se: Dê risadas, brinque. Seus alunos precisam de boas risadas tanto quanto você. A educação não está presa em formatos fixos, que não podem ser adaptados.
6. Espontaneidade: Ser responsável e confiável não significa que você não pode ser espontâneo. Essa característica é especial e muito valorizada pelos alunos.
7. Rigor: É importante que você esteja motivado para que seus alunos também se sintam assim. Coloque padrões altos para que eles estejam sempre em aprimoramento e se sintam confiantes.
8. Entenda seu papel: Pense na diferença que bons professores podem fazer para o crescimento das pessoas. Dê boas vindas a esse papel e se comprometa com ele. Seus alunos serão gratos por isso, mesmo que esse sentimento só se manifeste nos anos de maturidade.

NOVE MANEIRAS DE SER UM PROFESSOR MAIS EFICIENTE

1. SÃO OS ALUNOS QUE IMPORTAM
Alguns professores sentem-se extremamente orgulhosos de seus cargos. E dá até para entender a razão. Afinal, são anos e anos de pesquisas e estudos para estar ali, naquela sala de aula. E agora aqueles alunos seriam os sortudos que iriam beber da sabedoria dele por todo ano letivo. Aqueles que pensam assim estão construindo uma imensa barreira entre eles, os estudantes e o aprendizado. Os melhores mestres vêem a si mesmos como guias. Eles compartilham o que sabem, porém entendem que eles não são o foco principal daquela sala de aula. Seus discípulos o são. Não se deve perguntar "o que eu vou fazer hoje", mas sim "o que eu espero que meus alunos façam/aprendam hoje". O planejamento do dia fica muito mais fácil.
2. ESTUDE OS ESTUDANTES
Imagine um professor entrando em sala de aula dizendo: - Bom, abra seu livro na página... na página que vocês encontrarem essa matéria. Nada pior para a imagem, não é mesmo? Se é importante conhecer o material didático, imagine entender seus alunos. Que, ao contrário dos livros, não são feitos em série. Cada um possui uma particularidade, algo que o faz único. É fácil imaginar que é complicado descobrir o que cada um deseja, o que motiva seus estudantes. Mas faça uma analogia. Imagine que um amigo que mora longe lhe telefona. Ele diz que está em sua cidade e quer fazer-lhe uma visita, como se chega em sua escola? Qual a pergunta que você faz nessa situação? - Você está perto do quê/em que rua? Logo em seguida, pergunta se ele está a pé ou de carro. A partir daí, pode indicar o caminho certo para se encontrarem. Da mesma forma, seus alunos. Se você quer que eles tenham aprendido alguma coisa no final do ano, primeiro descubra onde estão, quais os recursos que possuem.
3. SE VOCÊ QUER QUE ELES SE ARRISQUEM, OFEREÇA SEGURANÇA
Parece estranho, mas aprender pode ser uma atividade desconfortável. Os discentes têm que descobrir o que eles não sabem, jogar fora muito daquilo que eles achavam que sabiam. Brasílio Neto Por isso, crie um ambiente de segurança. Iluminação e cores corretas ajudam, além de diversos outros detalhes ao alcance do professor: A - Decore as paredes com os trabalhos dos alunos, ou fale sempre nos exemplos e nos casos que eles trazem para sala. A idéia é fazer com que a sala de aula seja um lugar que pertença a eles, alunos. B - Da mesma maneira, crie um pequeno ritual para início de aula. Pode ser algo simples, como entrar e dar bom dia de determinada maneira, ir até um ponto da sala e sorrir. Com isso, os alunos percebem, inconscientemente, que eles estão em terreno conhecido e que não há o que temer.
4. VULNERABILIDADE NÃO COMPROMETE A CREDIBILIDADE
Um professor não precisa ter todas as respostas. Se você disser "eu não sei", isso não significa que sua classe vai acreditar menos em você. Ao contrário, seus alunos irão admirá-lo ainda mais.
5. REPITA OS PONTOS IMPORTANTES
O norte-americano William H. Rastetter foi professor da Universidade de Harvard antes de ser chamado para dirigir uma grande empresa. Ele passa uma regra para seus colegas: "A primeira vez que você diz alguma coisa, as pessoas escutam. Se você fala uma segunda vez, as pessoas reconhecem aquilo; e se você fala uma terceira vez, elas aprendem." O desafio é fazer isso de forma que você não se torne chato ou repetitivo. Mude as palavras, passe conceitos através de exercícios e experiências. Use sua criatividade.
6. BONS PROFESSORES FAZEM BOAS PERGUNTAS
Fazer perguntas que se respondam com "certo" ou "errado" não estimula uma boa discussão em sala de aula. Procure fazer perguntas abertas. Por que isso funciona assim? Qual a razão dessa reação/atitude? E se fizéssemos de outra maneira?
7. ESCUTE MAIS DO QUE FALA
Ao lecionar, aquilo que você faz é tão importante quanto aquilo que você diz. E escutar o que seus alunos têm a dizer significa que você se importa com eles, que leva em consideração as idéias da classe. Permita momentos de silêncio em sala de aula, eles significam que o conhecimento está sendo processado. E lembre-se, nem sempre seus alunos se comunicam por palavras. Fique atento aos sinais não escritos, como olhares, movimentos, entre outros.
8. PERMITA QUE OS ALUNOS ENSINEM ENTRE SI
Você não é a única fonte de conhecimento disponível aos seus alunos. Eles também aprendem entre si. Uma turma de alunos funciona como um triângulo de aprendizado, no qual o professor é apenas um vértice. Use essa força a seu favor. Dê a seus alunos pequenos textos, e peça que eles o interpretem entre si para responder uma questão. Naturalmente eles escutam mais uns aos outros para encontrar a solução mais adequada.
9. PAIXÃO E PROPÓSITO
O que faz a diferença entre um bom professor e um excelente professor não está nos cursos feitos, não aparece nas teses defendidas nem nas pesquisas feitas. Independe dos anos de profissão. É a paixão pelo lecionar, por está ali, todos os dias. É algo que contagia os estudantes e que não pode ser fingido. Se você possui essa vontade para passar-lhes algum conteúdo, só falta informar-lhes o que deve ser aprendido. Faça com que todas as pessoas na sala de aula tenham um objetivo comum. Para que é necessário aprender aquilo? Exatamente o que a classe deve saber de novo até o final do ano?
Fonte: Rede Pitágoras