BRIGADA JOVEM ESCOLAR

A Brigada Jovem Escolar está compartilhada a um conjunto de ações integradas envolvendo a participação da comunidade, no sentido de enfrentar os problemas que assolam a comunidade sob a ótica da mediação de conflitos no ambiente escolar para o enfrentamento da violência e o consumo de drogas.
 A Brigada Jovem Escolar é um Projeto de cunho Social e Educativo, sem fins lucrativos, baseado na Legislação brasileira, visando à formação ética, moral e cidadã de adolescentes, reintegrando-os ao convívio harmônico para o exercício pleno da cidadania. O Projeto é contínuo, e as vagas são destinadas a atender lideranças estudantis na idade entre 12(doze) e 17(dezessete) anos.
O Currículo é baseado com disciplinas sobre Ordem Unida, Cidadania, Ética, Violência, Drogas, Relações Interpessoais, Direitos Humanos, Oratória, Educação no trânsito, Noções de Legislação, Educação e Meio Ambiente, Primeiros Socorros, Higiene Bucal, Música, Informática e Mediação de Conflitos, além de atividades de lazer, esporte, natação e cultura, bem como campanhas beneficentes e educativas nas escolas, no sentido de atender famílias carentes na comunidade. Os horários são flexíveis sem prejudicar o aluno na escola.
O Projeto da Brigada Jovem Escolar tem como objetivo despertar nos adolescentes o espírito de cidadania, sujeitos de direitos, mas também de deveres, realizando ações de prevenção e conscientização de problemas sociais através da educação.
O Projeto da Brigada Jovem Escolar visa como missão desenvolver um espírito humanitário e solidário, se envolvendo com atividades sociais, cívicas e culturais com premissa para a formação cidadã.

CAMPANHA BAIXADA SEGURA_PREVENÇÃO CONSCIENTE

MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL



1.   NA RESIDÊNCIA
_ Informe e conscientize sua família dos problemas relativos a seqüestros, discutindo o assunto de modo que todos contribuam na solução de eventuais problemas.
_ Procure conhecer os vizinhos, onde trabalham, horários de saída e chegada, telefones e hábitos. Estabeleça acordo mútuo com pelo menos dois deles, para manter sua residência sob vigilância, especialmente, quando estiver fora de casa.
_ Procure fazer rodízios com vizinhos para levar os filhos à escola, evitando criar rotinas.
_ Mantenha em local de fácil acesso, para seu uso ou de seus familiares, os números de telefones da Polícia, Corpo de Bombeiros, hospitais, médicos da família, trabalho, escola, vizinhos, familiares, da residência de pelo menos dois colegas de trabalho e de outros locais habitualmente freqüentados pelos moradores da casa.
_ Esteja sempre informado sobre os locais em que se encontram seus familiares. É importante que eles também saibam onde você está.
_ Seja reservado. Não preste informações a estranhos sobre seus hábitos, compromissos pessoais e de trabalho, viagens, assuntos familiares e seu patrimônio, sobretudo se solicitados por telefone.
Oriente os empregados e os familiares, em especial as crianças, a procederem da mesma forma.
_ Se residir em casa, tome cuidados extras, devido à maior facilidade na abordagem.
_ Contrate empregados somente com documentos e referências, que devem ser previamente checadas. Tenha uma fotografia deles. Ela pode ser útil para eventual necessidade de identificação.
_ Não atenda a porta sem antes verificar de quem e do que se trata (através do visor, porteiro eletrônico, janela lateral, andar superior, etc.), recusando encomendas, serviços e vendedores não solicitados, ainda que se trate de pessoas uniformizadas.
_ Marque hora com as pessoas que farão serviços na residência, exigindo sempre identificação pessoal antes de permitir o acesso e nunca as deixando sozinhas.
_ Mantenha controle das chaves da residência evitando que os empregados disponham de cópia.
_ Mantenha trancadas as portas e janelas dos ambientes voltados para áreas externas em que não haja movimentação de pessoas, inclusive da garagem.
_ Evite deixar na parte externa da residência objetos que possam despertar cobiça.
_ Terrenos baldios e mato alto podem tornar-se esconderijos para bandidos. Mantenha podada a vegetação ao redor de sua casa.
_ Reforce a segurança de sua residência. Cães de guarda, porteiro eletrônico, chaves tetra, ferrolhos e alarme auxiliam na prevenção.
_ Durante a noite, mantenha acesas as luzes externas de sua residência.
_ Mantenha-se alerta na saída e chegada na residência e no ambiente de trabalho, pois essas ocasiões são as mais propícias a seqüestros, evitando também sair ou chegar sozinho em horário avançado.
_ Observar atentamente o que se passa na rua, desconfiando de situações estranhas e fora do comum, como por exemplo a presença constante de um mesmo veículo nas redondezas, o que pode ser um indicador de que estão estudando seus hábitos. Registre todos os dados, tais, como a placa, cor, tipo de veículo e as características dos suspeitos, etc. e comunique-se imediatamente com a Polícia.
_ Mude os hábitos da despedida da família, na saída para o trabalho, evitando que os familiares saiam até a garagem.
_ Ao chegar em casa, não pare se perceber a presença de suspeitos nas imediações e comunique-se com a Polícia. Combine com seus familiares o anúncio de sua chegada de carro com sinais de luz ou toques de buzina.
_ Nunca entre em casa se notar que está aberta ou apresenta movimento estranho. Anote as placas de veículos desconhecidos que estiverem nas imediações e avise a Polícia.
_ Se ao entrar em casa, perceber indício de invasão, acione a Polícia e conserve o local como o encontrou.
_ Se flagrar o ladrão em sua casa, não reaja. Em caso de ameaça, obedeça. Depois, registre queixa na delegacia, mesmo de pequenos furtos.
_ Comunique imediatamente à Polícia qualquer tipo de ocorrência que possa colocar em risco o patrimônio e a integridade física, inclusive de familiares.
_ As orientações apresentadas, transmita as que julgar conveniente aos moradores e/ou empregados da casa.
2.   NO TRÂNSITO
_ Antes de entrar ou sair do veículo, verifique se há pessoas ou veículos em atitudes suspeitas nas imediações.
_ Varie, sempre que possível, os horários de saída e chegada, evitando trajetos sistemáticos.
_ Memorize, nos seus percursos mais freqüentes, a localização de postos policiais, telefones públicos, socorros mecânicos, hospitais e rotas alternativas seguras.
_ Habitue-se a dirigir com os vidros fechados e as portas travadas, usando o sistema interno de ventilação.
_ Procure dirigir, sempre que possível, pela faixa central.
_ Mantenha sempre razoável distância do veículo que estiver à sua frente, até mesmo ao parar nos sinais de trânsito.
_ Esteja sempre alerta aos movimentos ao redor e se houver suspeitos ou se perceber que está sendo seguido por outro veículo, evite parar, procure agir com naturalidade, mude o trajeto, dê a volta no quarteirão para ter certeza e dirija-se para vias de maior fluxo de tráfego, onde possa localizar uma viatura policial e solicitar ajuda.
_ Evitar envolver-se em discussões, aglomerações, provocações no trânsito ou perturbações de rua, pois elas podem ser artificiais e criadas com o intuito de distrair e possibilitar o seqüestro.
_ Nos semáforos, fique alerta à aproximação de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos, e evite abrir a janela para vendedores ambulantes.
_ Se for vítima de colisão que lhe pareça proposital, principalmente em local escuro ou à noite, não pare e procure anotar a placa do veículo.
_ Somente troque o pneu ou execute qualquer serviço em seu veículo em local seguro. Evite aceitar ajuda de estranhos.
_ Caso o seu veículo apresente defeito inexplicável, desconfie sempre de estranhos que se oferecerem para prestar providencial ajuda. Chame o socorro de urgência de sua confiança.
_ Não ofereça carona a desconhecidos. Caso alguém peça auxílio em locais escuros ou em horário avançado, não pare.
_ Procure não transportar valores em seu carro quando estiver desacompanhado. Evite o uso ostensivo de jóias.
3.   NO ESTACIONAMENTO
_ Procure estacionar em locais movimentados e bem iluminados.
_ Não estacione nem retorne ao veículo se houver pessoas suspeitas nas proximidades.
_ Não deixe objetos expostos no veículo. Tranque-os no porta-malas.
_ Nunca deixe as chaves no veículo, mesmo que a ausência seja por pouco tempo.
_ Não deixe crianças sozinhas no veículo.
_ Nos estacionamentos, procure identificar eventuais manobristas e exija comprovante de entrega do veículo em que constem as suas características.
_ Jamais confie as chaves de seu carro aos chamados “tomadores de conta” ou a lavadores de automóvel, ainda que os conheça de vista. As quadrilhas se valem de tais pessoas para obter duplicatas das chaves, que depois servirão para furtar.
4.   ANTES DE VIAJAR
Ao programar uma viagem, esteja atento às seguintes providências:
_ Comunique o fato a pessoas de sua inteira confiança (parentes, vizinhos e zelador).
_ Caso a ausência seja prolongada, cancele serviços contratados com, pelo menos, uma semana de antecedência.
_ Combine com os vizinhos a coleta de correspondências, jornais, revistas e encomendas que não puderem ser canceladas.
_ Evite colocar cadeado no lado externo do portão. Isso poderá caracterizar a ausência dos moradores.
_ Desligue a campainha. Dessa forma deixará em dúvida pessoas que quiserem verificar se alguém está em casa.
5.   NA CHEGADA AO TRABALHO
_ Dê primeiro uma volta no quarteirão, observando se tudo a sua frente está normal. Se verificar algo de estranho, não entre e ligue imediatamente para a Polícia.
_ Antes de estacionar, verifique atentamente as condições do estacionamento e, em caso de dúvida, se houver condições, retire-se do local imediatamente.
_ Verifique ao chegar, se pessoas estranhas o acompanham.
_ Alterne a tomada de coletivo, um dia uma parada antes, um dia uma parada depois.
_ Ao ingressar no prédio, observe se há pessoas ou veículos suspeitos parados nas proximidades ou qualquer outra situação que possa despertar desconfiança. Evite entrar no prédio sem antes confirmar a suspeita e, se for o caso, chame a Polícia.
_ Fique atento ao movimento de pessoas que, sem motivo justificável, permaneçam no recinto da dependência ou em suas proximidades.
6.   NO LOCAL DE TRABALHO
_ Colabore no sentido de melhorar as medidas de segurança preventivas implantadas.
_ Conheça os locais onde se encontram os acionadores do sistema de alarme.
_ Observe fielmente as normas no que se refere à guarda de valores, não permitindo, em hipótese alguma, que o mesmo empregado detenha a chave e tenha conhecimento do segredo do cofre-forte.
_ Mantenha somente o dinheiro mínimo necessário, pois essa atitude desestimula ações criminosas.
_ Mantenha-se atento ao movimento de pessoas que, sem motivo justificável, permaneçam nas proximidades, estabelecendo senhas para comunicação com a vigilância.
_ Não deixe documentos importantes nem objetos de uso pessoal visíveis nem acessíveis a terceiros.
_ Não leve documentos importantes desnecessariamente.
_ Utilize o crachá de identificação.
_ Não permita o acesso público às áreas de atendimento interno.
_ Guarde em local apropriado e seguro as chaves do veículo.
_ Em horário mais avançado, a saída da dependência deve ser feita em grupos, sem deixar de observar outras medidas de segurança.
_ Nas reuniões, discuta com sua equipe aspectos de segurança no ambiente de trabalho. Esteja sempre atualizado sobre o assunto.
_ Periodicamente, avalie com sua equipe se todos conhecem as providências necessárias numa situação de seqüestro.
_ Mantenha uma relação de telefones úteis em local de fácil acesso aos responsáveis pelos procedimentos de segurança, para eventualidade de uma ocorrência.
_ Seja discreto ao tratar de assuntos de serviço, principalmente fora do ambiente de trabalho.
7.   NO TRAJETO DO TRABALHO À RESIDÊNCIA
_ Ao chegar na residência, tanto a pé quanto em veículo, combine com seus familiares para que antes de atenderem ou abrirem a porta, em situações fora da rotina, verificarem se está tudo normal e, em caso de dúvida, contatem imediatamente a Polícia informando a situação.
_ Defina uma palavra código com sua família, de modo que se utilizada você saberá que sua família pode estar dominada e, em hipótese alguma, brinque ou utilize essa palavra de forma indevida, pois pode ser fatal em uma situação de real necessidade.
_ Estando em casa, verifique se há possibilidade, numa situação de emergência, que um vizinho perceba e avise à Polícia.
8.   COMO AGIR EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Se você for vítima de seqüestro, observe os seguintes procedimentos:
_ Não reaja.
_ Não se ofereça como refém.
_ Mantenha-se calmo, paciente e demonstre estar disposto a cooperar. O tempo está do seu lado.
_ Evite gestos bruscos que possam ser mal interpretados pelos seqüestradores;
_ Fale de forma clara e apenas quando solicitado.
_ Não hostilize nem irrite os bandidos. Trate-os sempre com cortesia.
_ Evite negativas bruscas.
_ Não negocie com os seqüestradores.
_ Não insista em proposições já rejeitadas por eles.
_ Cuidado para não se deixar envolver pela Síndrome de Estocolmo, fenômeno que se caracteriza pela rápida interação entre seqüestradores e vítimas, que passam a reconhecer nos captores lealdade e sinceridade de propósitos e a partir daí depositam nele confiança irrestrita. Não ofereça sugestões.
_ Não use nenhum artifício para identificar os bandidos. Se possível, e sem que percebam, procure observar detalhes capazes de facilitar a investigação do caso e a identificação do local do cativeiro e das pessoas, como sinais particulares, vestuário, nomes, apelidos, palavras usadas, regionalismo na fala, sons e ruídos externos.
_ Procure repousar e alimentar-se.
_ Fale, caso necessite de remédios ou de assistência médica.
_ Quando chegar socorro policial, prepare-se para jogar-se ou ser jogado ao solo.
_ Evite prestar declarações à imprensa sem orientação.
_ Somente fuja se tiver certeza de sucesso e de que essa atitude não colocará em risco outros reféns.
_ Se tiver sido libertado, não retorne ao local.
9.   NAS ESCOLAS
  • Trate o seu filho como amigo, demonstrando seu afeto e preocupação pelo seu desenvolvimento.
  • Conheça os amigos de seu filho.
  • Ensine as crianças a pedir auxilio à polícia (pessoalmente ou por telefone) ou às pessoas conhecidas, quando perceber estranhos em atitudes suspeitas ou que estejam molestando.
  • Não aceitar balas, doces, presentes, ou brinquedos de pessoas desconhecidas.
  • Oriente seus filhos para não desviarem do trajeto casa-escola-casa, sem prévio acordo.
  • Evitar transitar utilizando jóias, tênis ou roupas caras.
  • Oriente seus filhos para que se afastem de situações perigosas, tais como: armas, acidentes, aglomerações, discussões, etc.
 
Na Constituição Federal de 1988, no art. 144: [ A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos...]. E no Código Processual Penal, no art. 301: Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.